Sonhos de estudo
- Gabriela Arraes
- 27 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Dona Joaquina era uma boa pessoa. Não pensava em fazer mal a ninguém. Só pensava no bem estar da sua família.
Um belo dia, seu filho mais novo assistindo a tv, chegou nela e perguntou:
- Ei veia, porque mesmo que essas pessoas na tv ta sempre com o rosto bonito, com roupa bonita, cheio de maquiagem na cara, mostrando pra todo mundo que tem muito dinheiro, e nós aqui em casa não temos nem feijão pra comer?
Joaquina, por sua vez, não sabia o que responder, ela só disse o seguinte:
- ah menino, vai já pra sua cama se deitar, que já ta tarde, amanhã a dona Paola vem aqui te ensinar a ler e escrever.
O menino encabulado com essa situação, danou-se a continuar assistir a televisão, quando passou que alunos colocaram fogo na escola. E ele voltou a perguntar:
- Ei mãe, porque eles tá destruindo a escola?
E sua mãe ficou quieta. Dai ele continuou:
- Eu daria tudo pra estudar numa escola, com pessoas legais, e professores, com cadernos e livros que nem eu vejo nos filmes. Quando eu vou poder em mãe?
Foi ai que sua mãe desabou a chorar, mas ela segurou as lágrimas, mandou ele ir pra cama, e saiu, voltou no finalzinho da noite, dizendo pro filho dela que tinha resposta para suas perguntas. O menino curioso, então perguntou o que era, e ela respondeu:
- Nós somos pobres, mas nós somos honestos, não precisamos tirar nada de ninguém pra sermos felizes. Mamãe não tem condições de pagar uma perua pra te levar até a cidade pra você ir pra escola, muito menos te dar comida da melhor que tem na vendinha. Mas eu posso te dar uma coisa, que esse povo que você vê na tv não tem...
O menino perguntou e ela disse :
- Amor. Eles estão sempre bem vestidos e com a cara boa de quem não precisa acordar de madrugada pra cortar lenha, mais por dentro eles estão corroídos, não sentem amor nem por eles mesmos, só pelo dinheiro. Agora vai dormir, que amanhã que a Paola vem aqui pra te ensinar ler e escrever, e preste atenção, quando você crescer quero que você seja bem sucedido, tenha dinheiro pra comer o que você quer, pra vestir o que você quer, mas nunca se esqueça das suas origens, de onde você cresceu, e nunca maltrate uma pessoa só pelo jeito que ela se veste, ou pela aparência que ela porta.
Naquele dia, o filho de Joaquina foi dormir feliz com as palavras que escutou da sua mãe, mais ele mal sabia, que quando a sua mãe saiu, ela foi atrás do governo pra colocar ele numa escola, e não a deixaram passar da porta.
Comments