A farsa gonzalez
- Paulo Rodrigo
- 3 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Estavam todos sobre a mesa, as 21h da noite, o silencio e o clima constrangedor domina a brisa que paira sobre aquele espaço, apenas se ouve os rangeres de garfos,facas e pratos. Essa era as noites da familia gonzalez, pois somente a noite a familia se reunia. Emanuel Gonzalez, negro, alcoolatra, prepotente, que ganha uma boa grana com suas palestras religiosas, faz o papel de pai na familia gonzalez. Rita Gonzalez, jovem, negra, religiosa, porém, um saco de pancada para Emanuel. Rita faz o papel da mãe. Carmim Gonzalez, filha de Emanuel com não sei quem, uma jovem que vende seu corpo em troca de algumas gramas de farinha dentro de um simples pino. Por ultimo, Evandro Gonzalez, um jovem que passa seu tempo todo trancado em seu quarto.
Os gonzalez não era bem uma familia, apenas papeis sendo atuados por meras pessoas. Emanuel vivia o dia todo dando palestra numa igreja católica, bem proxima a sua casa, Carmim com suas roupas depravadoras fica a espera de seus clientes numa esquina a tres quarterões de sua casa, Evandro e Rita são os unicos a ficar na casa, mas mesmo assim, nenhum contato se quer era tido entre os dois.
Rita passa o dia todo limpando a casa feita uma condenada, Evandro como eu disse, nao sai daquele quarto. Mas tem um horario maracado para o encontro da familia gonzalez, é a hora de ir para a igreja, essa é a hora que o lar gonzalez ganha movimento, todos com um só proposito e bem ensaiados. Chegam na igreja, descem do carro juntos e com aquela falssa harmonia que engana todos da igreja.
O culto comessa e Emanuel é quem da os sermões a respeito do amor dos cristões, e todos os que estao ali ouvindo as belas palavras, se encantam com a perfeição dos exemplos que Emanuel da a respeito do bom comportamento que Deus impos sobre seu lar e de como Deus os abençoa. Mas eu nao os culpo, realmente, quem esta por fora dos batidores, se deixa levar pela atuação encenada pela familia gonzalez. O culto acaba e todos vão para a sua casa e com os gonzalez não é diferente.
21h da noite em ponto estão todos la, a familia gonzalez toda reunida para o jantar, aquele silencio e apenas os rangeres de garfos, facas e pratos. Emanuel ve aquela cena acontecer toda santa noite e não se encomoda com a situação. Cada um se levanta após o termino da refeição e segue o seu rumo, sem se despedir, ou até mesmo se comprimentarem, mas o importante para Emanuel era que a familia cooperaçem e continuassem com a encenação, pois com isso ele ganhava o dinheiro dele. Pois é... Além dos membros da igreja, algumas familias pagava para ouvir a santa palestra de Emanuel de, “como ter uma familia abençoada e adiministrada por Deus”, já que todos viam os gonzalez sempre felizes, juntos e com semblantes de quem nao tem se quer uma só preucupação, eles queriam saber os segredo, e pagavam menssalmente para Emanuel os auxiliar em seus lares. Portanto para Emanuel não havia nada de errado. Mas a verdade era bem diferente. Emanuel é pai de uma familia desorganizada, faz da esposa um saco de pancada, ou quando ele esta afim e suas negas não estão por perto, faz Rita de um instrumento sexual, sua filha Carmim, se afasta da vizão dos vizinhos para aprontar com homens (em plural) e vender seu corpo para manter os seus vicios, ela é literalmente uma puta, e Emanuel nem tem a certeza da mãe de carmim, Evandro nao sai daquele quarto, esta afastado da escola ja vai fazer uns 5 anos, sem compromisso com nada, um zé ninguem, literalmente, pois até a atualização de seu RG devido a sua idade nao foi feita, ou seja, nem registro civil ele tem. Essa familia é completamente anti-comunicativa, não comemoram nada juntos,aniverssarios, natais, ano novo, feriados, nada mesmo, eles ainda jantam juntos só quando acaba o culto que é a hora que os seus horarios e itinerarios se encaixam, eles tem uma vida mecanizada, só que sem prumo, coletividade, amor e empatia, apenas atuam sob a vontade de Emanuel.
Pois bem, essa é a familia gonzales, e pelo jeito essa encenação não é apenas para uma longa-metragem, e sim, para uma novela ou até mesmo uma serie.
Comments